Morre Eduardo Barbosa, grande líder das APAEs de Minas Gerais

Destaque Especial

A APAE de Tupaciguara, bem como toda família apaeana do município lamenta profundamente a morte do ex-deputado federal Eduardo Barbosa, uma das maiores lideranças do movimento apaeano de Minas Gerais, cuja humanidade compassiva e dedicação incansável são exemplos para todos que com ele tiveram o privilégio da sua convivência e amizade.
O Deputado Federal Eduardo Barbosa (PSDB) morreu na manhã desta quarta-feira (23/8). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para a realização de uma cirurgia cardíaca. Natural de Pará de Minas, Eduardo Barbosa nasceu em 25 de agosto de 1958.
Médico pediatra, formado pela UFMG, com pós-graduado em Saúde Pública, Eduardo Barbosa se elegeu Deputado Federal pelo PSDB em 1994, indicado e apoiado pelo maior movimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de Minas Gerais: as Apaes.
Foi deputado federal de 1995 a 2022, durante sete mandatos. Foi vice-líder do PSDB diversas vezes, vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados em 2009. Atuou em várias comissões, sempre pautando sua atividade parlamentar pela luta nas áreas da saúde e da defesa dos direitos das pessoas idosas e com deficiência. Além disso, Eduardo Barbosa foi o autor do PL que deu origem à Lei nº 13.982, que previu o pagamento do Auxílio Emergencial durante a pandemia da Covid-19 e auxiliou milhares de famílias brasileiras.
Eduardo Barbosa dedicou sua vida ao trabalho pelas APAEs. Como médico voluntário, ingressou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pará de Minas e chegou a assumir a presidência da entidade. Em 1992, fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais – entidade que congrega mais de 400 filiadas e atende, aproximadamente, 80 mil pessoas com deficiência.
Foi membro do Conselho de Administração da Federação Nacional das APAEs, presidente da Federação das APAEs de Minas Gerais e presidente da Federação Nacional das APAEs por várias vezes, como também presidente do Fórum Nacional do Secretários de Estado de Assistência Social.