Vereadores participam da inauguração do Projeto “Caminhos da Liberdade”: Fábrica de Fraldas e Absorventes – Liberdade em Ciclos, Fábrica de Sacos para Lixo e Fábrica de Costura

Destaque Política

(Texto: CMT) No dia 19 de outubro do corrente ano, a Câmara Municipal representada pelos vereadores Prof. Dalmo Santana (Presidente), Darço (Vice-presidente), Fernando Sorriso (2º Secretário), Sgt. Hidelbrando; Jerominho Enfermeiro; Moacir Júnior e Túllio Pinhal, participou da inauguração do Projeto “Caminhos da Liberdade”: Fábrica de Fraldas e Absorventes – Liberdade em Ciclos, Fábrica de Sacos de Lixo e Fábrica de Costura, na unidade prisional de Tupaciguara, lembrando que o pontapé inicial do Projeto foi a instalação da Fábrica de Artefatos de Concreto “Pavimentando o Futuro”, que já está em pleno funcionamento dentro da unidade prisional da cidade desde junho de 2023.
O Presidente da Casa de Leis, representando os demais vereadores, foi convidado a compor o dispositivo de honra juntamente com o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior; a juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e da Execução Penal de Tupaciguara, Danielle Louise Rutkowski Dias; a Promotora da Comarca de Tupaciguara, Dra. Maíla Aparecida Barbosa de Souza; o Tenente Cel. Vanderlan Alves Gomes, Comandante do 53º Batalhão da Polícia Militar; o Chefe do Poder Executivo, Francisco Neto; o Diretor Geral do Presídio de Tupaciguara, Leonardo Badaró e o Presidente do CONSEP, Marcelo Godoi Leite e demais autoridades locais.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen/MG), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da 1ª Vara Cível, Criminal e da Execução Penal de Tupaciguara, as prefeituras de Tupaciguara e Araporã, a Câmara Municipal de Tupaciguara e outras entidades privadas.
Nas fábricas, os indivíduos privados de liberdade (IPL) estão tendo uma grande oportunidade de ressocialização e aprendendo um novo ofício, contribuindo para o desenvolvimento público municipal, uma vez que as prefeituras fornecerão os insumos e retirarão o material produzido, a preço de custo, para investir em melhorias nas respectivas cidades.
Esse Projeto de alto nível, hoje, uma bela realidade, está proporcionando um importante avanço na política de humanização do sistema prisional do estado, colocando Tupaciguara como referência para as demais cidades mineiras que viabilizam a implantação de tão espetacular obra.
A Câmara Municipal, parceira importante de tão inteligente e futurista Projeto parabeniza todos os parceiros.