Você conhece a história e o significado dos presépios?

Notícias Religião

(Henrique Mendes) Todos os anos nessa época linda do Natal, muitas pessoas montam suas casas com árvores de Natal lindíssimas, e uma parcela ainda monta os presépios, mas você conhece a história o significado?
Tradicionalmente o presépio deve ser montado quatros domingos antes do Natal, ou seja, no 1º domingo do advento, assim como a árvore e toda decoração natalina, e desmontado no dia 06 de janeiro, quando a Igreja celebra a Epifania do Senhor, a visitação dos Reis Magos ao menino Jesus. O termo Presépio vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral, e essa presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.
Segundo pesquisas, a criação do presépio foi dada por São Francisco no ano de 1223, o objetivo era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. São Francisco solicitou autorização do papa da época e construiu um cenário vivo, onde impressionou a todos que viam a cena. Com esse feitio, “as famílias que assistiram ao espetáculo adotaram o costume de montar um presépio dentro de suas casas, sendo que o costume foi rapidamente difundido por toda a Europa, normalmente pelas famílias mais nobres em razão dos altos custos. Porém, a partir do século XV, os presépios passaram a ser fabricados em materiais mais baratos, a fim de proporcionar essa importante parte da história de Jesus a todos os cristãos”.

Mas você conhece os significados de cada imagem no presépio?

De acordo com o site Canção Nova: os animais representam a natureza a serviço do homem e de Deus, forneceram calor ao local do nascimento de Jesus, e simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer. Os Pastores, depois de Maria e José, foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador, também simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas. O anjo representa o céu que celebra o nascimento de Jesus, é o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia, o anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas.
A Estrela simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador e orientou os Reis Magos onde estava Jesus, é a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus. Os Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência, conheciam astronomia, medicina e matemática, eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus.
O ouro, incenso e mirra, são os presentes que os magos oferecem ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza; era um presente dados aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus, os magos reconhecem que o Menino é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético: anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.
São José é o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro. São José deu ao Menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno. Maria é a Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
O Menino Jesus é o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. “Sendo ele de condição divina, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens” (Filipenses 2, 6-7).