Conjunto de ações e investimentos na Saúde garantem avanço no Hospital e Maternidade

Destaque Saúde
Pacientes recebendo alta após se recuperarem da Covid-19

(Texto e fotos SECOM) Desde a abertura de novos leitos no Hospital Maternidade, para atender pacientes com COVID-19, a administração municipal tem procurado garantir o cuidado continuado com a saúde da população. Investimentos com equipamentos, rouparias e a implantação de uma rede de saúde com equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, são medidas que tem ajudado a reforçar a confiança da população quanto ao atendimento no Hospital Municipal de Tupaciguara.
Desde o último domingo (14), 5 pacientes receberam alta. O Hospital Maternidade e as equipes de saúde têm sido grandes aliados para ajudar a vencer a batalha contra o coronavírus em Tupaciguara.
A Secretaria de Saúde tem ministrado treinamentos como de VNI (Ventilação Não Invasiva) e respiração mecânica para profissionais que atuam na enfermaria da COVID-19 no Hospital Maternidade. O objetivo das capacitações é introduzir a fisioterapia com o uso de VNI ainda na enfermaria e assim proporcionar melhora no atendimento e assistência aos pacientes.
Outro avanço foi a aquisição de uma nova remessa do enxoval hospitalar para uso de pacientes e colaboradores. Os itens foram recebidos nessa segunda-feira (14). O enxoval é composto por um kit de lençóis e fronhas para leitos, toalhas de banho, cobertores, traçados e uniforme para funcionários. A medida assegura a higienização hospitalar adequada, além de evitar risco de contaminação, e padronização do setor.
Também foi obtido, em parceria com o laboratório Santa Isabel, um aparelho de gasometria sanguínea – equipamento importante para dar assistência a pacientes vítimas da Covid-19. O gasômetro é utilizado na avaliação de gases distribuídos no sangue arterial. Para pacientes em intubação, ele permite um monitoramento mais preciso ao fornecer as informações necessárias na manipulação de medicamentos para estabilizar o quadro de saúde.
Para o Prefeito Neto, a saúde, como um bem coletivo deve ser observada e atendida com toda prioridade e responsabilidade: “Adquirir material novo para o hospital, só demonstra nossa preocupação e responsabilidade em oferecer um atendimento cada vez melhor, reforçando o cuidado com a população. Nossa intenção é avançar com os atendimentos no hospital. Desta maneira, podemos proporcionar mais conforto para os pacientes que já estão debilitados. A saúde deve ser olhada com todo cuidado e dedicação, principalmente durante esse tempo de pandemia.”, completou o prefeito.