Tupaciguara pode ganhar a instalação de empresa que irá gerar cerca de 350 empregos diretos

Destaque Economia
Mesa Diretora da Câmara Municipal

Na noite de terça-feira (26), abriu-se espaço para uma importante conquista para Tupaciguara, com a reunião realizada na Câmara Municipal entre segmentos representativos do município e o empresário Robson Roberto.
Robson Roberto, que se intitula como um apaixonado e bem entendedor naquilo que faz profissionalmente, é empresário do ramo de frigorífico e pretende construir no município um frigorifico para o abate de bovinos, suínos e, com espaço para ovinos, com investimento total de cerca de 35 milhões de reais. Para maior credibilidade aos seu projeto, ele repassou ao presidente da Câmara Jerominho certidões negativas de quitação de tributos e obrigações federais, estaduais e municipais de sua empresa Fiel Carnes, como forma de mostrar que ele não é um aventureiro que está tentando vir para Tupaciguara e que é uma pessoa ilibada que sempre buscou cumprir com suas obrigações pessoais e profissionais.
O que se pôde observar na explanação do empresário é que seu planejamento inicial será de expandir sua operação na área abate e desossa diária, na unidade que pretende construir em Tupaciguara, de cerca de 60 bovinos e 120 suínos. Robson já atua no setor de carnes por meio de sua empresa Fiel Carnes, instalada em Uberlândia, onde atualmente desossa 165 suínos/dia para o comércio varejista de supermercados daquela cidade e da região do Triângulo.
Segundo Robson, a escolha de Tupaciguara se deu por questões de logística e estratégia econômica. Se acontecer a parceria esperada entre ele e o município, o frigorífico poderá estar entrando em operação no espaço de tempo de 18 meses, assim que der início à construção. Outro fato importante é que a empresa estará gerando inicialmente em torno de 150 empregos diretos no setor de abate, podendo chegar a mais 250 empregos quando a área de desossa estiver funcionando. Destaca-se ainda que junto com o frigorífico poderá estar aportando em Tupaciguara empresas do segmento de curtume, transporte de tudo o que for produzido e outras empresas que possuem logística ligada ao comércio e industrialização da carne e derivados de bovinos e suínos.

O empresário Robson Roberto

Como mesmo disse o empresário Robson, esta é uma parceria entre ele e o município que tem tudo para dar certo, tendo vista o seu grande interesse em investir em Tupaciguara, assim como o município de conseguir importante geração de emprego e renda para a sua população.
A reunião acontecida é apenas o primeiro passo para esta importante conquista. Cabe agora a administração municipal avaliar todo o projeto, assim como estudar de que forma o munícipio de Tupaciguara irá cumprir com o seu lado na parceira, que consiste em doar para a empresa: uma área de cerca de 5 alqueires, todo o serviço de terraplenagem para a instalação da unidade, serviço de infraestrutura, como asfaltamento do pátio da empresa, e a construção de estrutura para a instalação de lagoas para decantação dos dejetos produzidos na operação de abate e desossa dos animais. A priori, segundo Robson, esta seria a participação da prefeitura para a efetivação da empresa em solo tupaciguarense, os demais investimento serão de sua responsabilidade.
Estiveram presentes à reunião representantes do Coden, empresários e representantes de segmentos da sociedade, secretários municipais e o vice-prefeito, que representou o prefeito que se encontrava ausente do município. Por ser uma importante conquista para Tupaciguara e, principalmente a abertura de significativa oportunidade de geração de empregos, ficaram registradas as negativas ausências dos vereadores Licim, Hidelbrando, Túllio Pinhal, Juninho da Padaria e do Darço que, segundo o presidente da Câmara, não justificaram as suas ausências em tão importante evento, que abre significativa oportunidade para a conquista de emprego e renda para a população. Estivaram no encontro os vereadores: Cupim da Aroeira, Dalmo, Jerominho, Fernando Sorriso, Moacir Júnior e a Kézia.
Como se viu na reunião, este é um passo importante e significativo para o crescimento e desenvolvimento de Tupaciguara. Cabe a todos os envolvidos se unirem em prol da efetivação deste projeto que, com certeza, é de sua importância para o município.