Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
14/04/2018 às 13:20
Vereadores Cláudio Trifesta e Fernando Sorriso participam de manifesto em defesa do produtor rural

Os vereadores Cláudio Trifesta e Fernando Sorriso se juntaram aos milhares de produtores rurais que protestaram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, contra o Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural). Para os vereadores tupaciguarenses, o ato classificado de “Manifesto Verde e Amarelo – Funrural não, Securitização sim!”, que aconteceu no último dia 4, e que reuniu grande número de agricultores e entidades de classe, é um ato justo e merece toda atenção por parte das autoridades governamentais do país. 

Cláudio Trifesta e Fernando Sorriso estavam juntos dos agricultores para cobrar do governo a extinção do retroativo cobrado pelo período em que o imposto deixou de ser obrigatório, por força de decisões judiciais. “Não se trata de um perdão de dívida porque não existe a dívida, a própria justiça reconhece isso quando declara inconstitucional a cobrança”, disse Cláudio. “O primeiro passo do movimento dos agricultores é desmistificar essa ideia que ventilam por aí, por pura falta de conhecimento. O segundo é pedir a securitização das dívidas do agronegócio. O agricultor não se nega a pagar o tributo instituído de agora para frente, mas se sente injustiçado ao ter que pagar um passivo inconstitucional”, argumenta Cláudio Trifesta.

O Funrural é um tributo que recai sobre o faturamento bruto dos produtores rurais, hoje taxados a 1,2% para pessoa física e 2% para pessoa jurídica. Em 2010 e 2011, dois julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) chegaram à conclusão de que o tributo tinha parecer inconstitucional, por caracterizar uma bitributação, pois incidia sobre a folha salarial dos funcionários e sobre o faturamento bruto das propriedades rurais.

Por sua vez, o vereador Fernando sorriso destacou que “Esse imposto, fere o princípio de isonomia entre o trabalhador rural e o trabalhador urbano, defendido pela Lei. Desta forma, o empregador rural está sendo lesado por pagar duas vezes o mesmo tributo”, explica e vereador.

Diante da injustiça que está sendo imposta aos produtores rurais, por uma cobrança ilegal e imoral, o vereadores Cláudio Trifesta e Fernando Sorriso destacam que os agricultores não suportam mais carregar o fardo pesado da intempérie que vendo sendo imposta por desgovernos praticados sem medida ao agronegócio, ao se buscar sempre penalizar uma classe que tem sido, continua e sempre será o principal esteio de  sustentação da economia do país.

Os dois vereadores, segundo informaram, não deixarão de apoiar qualquer ato oriundo do produtor rural que venha cobrar melhorias para o setor rural. Para Cláudio e Fernando, a classe ruralista pede socorro, pois não aguenta mais produzir o alimento e põe à mesa do brasileiro, com tanta interferência negativa do governo federal.

Veja mais sobre Política [+ notícias]

Última Edição

Coluna Social

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia de Tupaciguara e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!