Você está aqui: Home › Colunas › Artigos
Artigos

E-mail: jornal@oindependentetupa.com.br

06/04/2018
?POVO DESTRUÍDO PELA CORRUPÇÃO?

O que é Corrupção? A Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, um meio ilegal ou ilícito de se conseguir algo ou vantagens em relação aos outros. A pratica da corrupção está normalmente relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos. 

A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

A Corrupção ainda pode significar a mudança do sentido e a depravação de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou antiéticos, por exemplo.

Onde começa a corrupção? A corrupção está enraizada em grande parte dos brasileiros pela cultura do “jeitinho”, da malandragem e do “talento” de passar alguém para trás.

A família é a célula- mãe da sociedade e é nela que a corrupção começa. Quando os pais mandam os filhos mentirem ao telefone dizendo que não estão, porque não querem atender. Quando cônjuges traem e os filos testemunham tudo isso.  Quando consumimos os produtos piratas inclusive para beneficiar nossos próprios filhos. 

Avalie as atitudes que os brasileiros tem tomado e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção. Confira a lista: Não dar nota fiscal; Não declarar Imposto de Renda; Tentar subornar o guarda para evitar multas; Falsificar carteirinha de estudante; Dar/aceitar troco errado; Roubar TV a cabo; Furar fila; Comprar produtos falsificados; No trabalho, bater ponto pelo colega; Falsificar assinaturas; e outras várias. 

“Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções”

E é por isso que, apesar de tantas prisões e delações, apesar de tanta sujeira exposta, fica difícil acreditar que o problema está perto de acabar.

O que você e eu podemos fazer diante desse quadro? Existe um pensamento derrotista que diz: “Se você não pode com eles, junte-se a eles.” Certamente, isso não deve ser considerado. Eu penso que não podemos criar expectativas irrealistas em relação ao nosso querido País, mas isso não significa que devemos nos isentar de nossas responsabilidades.

Esse buraco é bem mais fundo do que se imagina e não dá para arriscar um palpite e dizer quanto tempo ainda será preciso para nos equipararmos às nações que têm baixo índice de corrupção.

Será que esse é um problema exclusivo dos políticos? 

Li em um artigo que: “Não é a política que torna o candidato ladrão, é o seu voto que torna o ladrão político. “Partindo desse pensamento, o político ladrão já era mau caráter antes de ser político.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Essa é uma frase famosa de Mahatma Gandhi que acreditamos no seu mais profundo significado. Pra gente, transformar vidas é transformar o mundo em um lugar melhor.

As vezes pensamos que a mudança parte do outro e assim esperamos as coisas acontecerem: o irmão ceder, o governo melhorar, o carro do lado dar passagem, mas a realidade é que a mudança tem que partir de cada um de nós. Para isso, é preciso ter autoconfiança, determinação e estar preparado para a vida, coisas que a gente constrói dia a dia, passo a passo. Seja com um passo de cada vez, mas vá fazendo sua parte devagarinho.

E para fazer essa diferença no mundo é preciso ter ato de coragem, mas a coragem vinda do próprio significado da palavra “agir com o coração” esse sim é o verdadeiro ato de coragem.  

Por isso, continue crescendo e se aperfeiçoando. Inspire amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos, pessoas que precisam desse suporte, passe adiante a transformação que acontece com você, talvez essa seja uma das únicas maneiras de você mudar, verdadeiramente, alguém.

Quanto mais vidas transformarmos, melhor para o mundo a nossa volta.

 

XÔ CORUPÇÃO!!!

 

SOU JOÃO CARLOS PEREIRA 

CONTADOR E ADMINISTRADOR

Veja mais em "Artigos" [veja todos]

Última Edição

Coluna Social

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia de Tupaciguara e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!